Você esta aqui :
HOME / Deputado Ronaldo Carletto instaura Gabinete de Crise para combater efeitos das chuvas na Bahia

Destaque

Voltar
...
Dezembro,2021

Deputado Ronaldo Carletto instaura Gabinete de Crise para combater efeitos das chuvas na Bahia

Com o objetivo de atuar de forma permanente com foco nos desastres causados pelas fortes chuvas na Bahia, o deputado federal Ronaldo Carletto criou um Gabinete de Crise em seu mandato, que estará em alerta 24 horas para dar suporte aos municípios atingidos, principalmente, nas regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul. Além disso, o parlamentar solicitou ao Governo Federal adiantamento dos pagamentos do Auxílio Brasil, e propôs a destinação de recursos para reconstrução das cidades através de emendas parlamentares e de bancada.

“A crise causada pelos temporais tomou proporções inimagináveis, por isso precisamos atuar de forma mais incisiva, acompanhando e cobrando a execução de ações dos governos estadual e federal, para garantirmos apoio a todos os municípios com equidade”, declarou Carletto. De acordo com a Defesa Civil, já são 58 cidades debaixo d’água, 430 mil pessoas afetadas, 18 mortos, 286 pessoas feridas, duas desaparecidas, 16 mil desabrigadas e outras 19.580 desalojadas.

Além disso, o mandato do deputado Ronaldo Carletto indicou ao presidente da República a instalação também de um Gabienete de Crise presidencial, solicitou o adiantamento dos pagamentos do Auxílio Brasil para os beneficiários das cidades atingidas, e reivindicou auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e à Defesa Civil do estado e do governo federal.

O Gabinete de Crise do parlamentar atuará também para difundir informações da Defesa Civil e Polícia Federal sobre áreas de risco e rodovias interditadas; propor ações aos governos estadual e federal para amenizar os estragos e reconstruir as cidades; disponibilizar a estrutura do mandato do parlamentar como suporte para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas dos municípios, independente de filiação partidária.

Emendas parlamentares – O deputado Ronaldo Carletto propôs a todos os deputados e senadores baianos que recursos sejam destinados para a reconstrução dos municípios atingidos pelas fortes chuvas através de emendas parlamentares individuais e de bancada.

“Proponha que façamos o que fizemos para combater a pandemia do coronavírus, quando todos os parlamentares baianos, independente de filiação partidária, se juntaram para destinar recursos”, afirmou Carletto, enfatizando que o momento é de unir forças pela Bahia.

Ronaldo Carletto propõe também que todo o valor de emenda de bancada seja destinado, em consenso por todos parlamentares, para reconstrução das cidades baianas. Entre os mais de 50 municípios afetados estão Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Itabuna, Ilhéus, Medeiros Neto, Arataca, Belo Campo, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Gandu, Itapitanga, Itororo, Marcionilio Souza, Teolandia, Presidente Tancredo Neves, Santanopolis e Ubaitaba.

Previsão meteorológica – A meteorologia ainda aponta possibilidades de chuvas para os próximos dias, especialmente, na porção Sul e Extremo Sul, incluindo também a Região Metropolitana de Salvador. A previsão é de 50mm nas próximas 48h, mas não se descarta maiores valores pontuais, por isso o estado permanece em alerta. Devido à fragilidade em que se encontram os municípios, essa chuva pode ser suficiente para prejudicar as ações que já estão em curso, além de provocar novos transtornos.

 

Fonte: Ascom deputado federal Ronaldo Carletto (PP)

Redes Sociais

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 939 - Anexo IV CEP: 70160-900 - Brasília - DF
+55 71 3240 3240