Você esta aqui :
HOME / “Investir em saneamento vai universalizar acesso da população a serviços de água tratada e tratamento de esgoto”, afirma Carletto

Destaque

Voltar
...
Junho,2020

“Investir em saneamento vai universalizar acesso da população a serviços de água tratada e tratamento de esgoto”, afirma Carletto

Ontem (24), o Senado Federal aprovou o projeto que institui o novo marco legal do saneamento básico, por 65 votos a 13, e agora o texto segue para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) vibrou com a aprovação. O parlamentar apresentou recentemente uma Indicação sugerindo o lançamento de um programa específico para o saneamento básico urbano. “Infelizmente, apenas 3 mil municípios brasileiros contam com coleta e tratamento de esgoto. O Brasil ainda precisa avançar muito para oferecer a todas as pessoas um serviço sanitário adequado”, ressaltou.

O saneamento é prestado predominantemente por empresas públicas estaduais. Com o novo marco legal, será possível facilitar a ampliação da participação privada no setor, aumentando a concorrência. Além disso, a proposta tem como objetivos a universalização do saneamento e o fornecimento de água potável para 99% dos brasileiros até o final de 2033.

“Em dezembro do ano passado, o novo marco legal foi aprovado pela Câmara dos Deputados e essa aprovação pelo Senado é muito importante. O saneamento básico adequado eleva a expectativa de vida, reduz o número de internações hospitalares, diminui a morbidade e a mortalidade infantil. Investir em saneamento básico no Brasil vai universalizar o acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Além disso, o Ministério da Economia já informou que o novo marco do saneamento deve atrair mais de R$ 700 bilhões e gerar, aproximadamente, 700 mil empregos no país nos próximos 14 anos”, salientou Carletto.

Fonte: ASCOM do deputado Ronaldo Carletto (PP)

Redes Sociais

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 939 - Anexo IV CEP: 70160-900 - Brasília - DF
+55 71 3240 3240