Você esta aqui :
HOME / PL de Carletto determina que operadoras de celular não podem cobrar taxas por uso de WhatsApp

Destaque

Voltar
...
Janeiro,2022

PL de Carletto determina que operadoras de celular não podem cobrar taxas por uso de WhatsApp

O Projeto de Lei 2993/15 do deputado federal Ronaldo Carletto foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (4). O PL tem como principal tópico, a proibição da cobrança de taxas das operadoras de telefonia pelo uso de aplicativo de mensagens multiplataforma, como WhatsApp, Telegram e Google Hangout.

Conforme o projeto, mesmo que os aplicativos de mensagens utilizem números públicos de telefonia para a troca de textos, vídeos ou/e áudios e gerem conexões entre os usuários, eles não devem ser classificados como serviço de telecomunicações. Para o autor do PL, o consumidor não deve ser cobrado por um serviço adicional ao utilizar essas plataformas, pois elas são mecanismos gratuitos de informação. “Estou contente demais por esse avanço que o nosso projeto conquistou, afinal não existe uma razão que justifique cobrar pelo uso de algo que é gratuito por essência. Imagine o transtorno que essa cobrança não iria gerar para a população brasileira!”, pontuou Carletto .

O deputado ainda assegurou que irá continuar a lutar pelo direito do consumidor, pois “criar uma cobrança para esse serviço, no mínimo, dificultaria o acesso à informação e a comunicação”. Para Carletto, essas plataformas aproximam famílias, amigos e até facilitam algumas interações de trabalho, por isso não é justa a taxação. “Irei continuar a buscar o melhor para o consumidor e para a população”, concluiu o autor do PL.

Além disso, o PL define que também não será permitido fazer restrições ao tráfego de dados de internet do usuário no uso desses aplicativos, prática comum no mercado atualmente. Para entrar em vigor, o PL ainda precisa passar pela apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), pela votação dos deputados federais e senadores para, finalmente, ter a sanção presidencial.

Fonte: Ascom deputado federal Ronaldo Carletto

Redes Sociais

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 939 - Anexo IV CEP: 70160-900 - Brasília - DF
+55 71 3240 3240