Você esta aqui :
HOME / “Rebaixar a CEPLAC é comprometer sua atuação”, diz Carletto após órgão virar departamento

Destaque

Voltar
...
Novembro,2017

“Rebaixar a CEPLAC é comprometer sua atuação”, diz Carletto após órgão virar departamento

Após 60 anos de existência, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) foi rebaixada assumindo a condição de departamento da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A mudança sofrida pelo órgão vem trazendo fortes impactos para as regiões produtoras de cacau. Preocupado com a situação, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) sugeriu ao Poder Executivo, através de Indicação, a reestruturação institucional da Ceplac.

“A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira tem fundamental importância na promoção da competitividade e da sustentabilidade dos setores agropecuário e agroindustrial para o desenvolvimento dos territórios cacaueiros. Rebaixar a Ceplac é comprometer sua atuação. Com essa alteração, a Ceplac perdeu sua autonomia financeira e sua autonomia administrativa, imprescindíveis para uma atuação eficiente e teve seu orçamento reduzido, prejudicando as atividades de pesquisa e extensão do órgão”, disse o parlamentar.

No entanto, o deputado ficou decepcionado com o ofício de justificativas vagas que foi encaminhado em resposta à sua rogativa. A assessoria da Diretoria da Ceplac, em Brasília, diz reconhecer a significativa perda de autonomia do órgão com a mudança administrativa regimental e que, devido a isso, foi montado um Grupo de Trabalho responsável por apresentar os diagnósticos e as condições funcionais da Ceplac. Na oportunidade foram realizados seminários para debater sobre “A importância Político, Econômico e Regional da Ceplac” e “Ciência, Inovação e Tecnologia que favoreça a cadeia produtiva do Cacau”. Entretanto, nenhum resultado desses estudos foi apresentado no documento.

“Não estou satisfeito! Recebemos uma nota técnica que não esclarece sobre os resultados do Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, pior, que homologa a Ceplac apenas como um departamento ministerial, não respeitando a sua grandeza para os setores social, econômico e ambiental, razão pela qual se torna necessária uma forte iniciativa de revitalização do órgão, fortalecendo a sua estrutura e preservando assim o importante papel desempenhado pela Comissão na pesquisa agropecuária e no desenvolvimento regional”, afirmou Carletto.

Fonte: Ascom do deputado federal Ronaldo Carletto (PP)

Redes Sociais

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 939 - Anexo IV CEP: 70160-900 - Brasília - DF
+55 71 3240 3240